terça-feira, 30 de agosto de 2011

Mudança de rotina e uma viagem sem baba

Tenho que dizer que estou cansada, exausta...
A rotina com Davi não anda facil, ele não dorme direito a noite, tinha dado uma melhorada na questão do sono mas voltou pior, acorda muito e chorando e ja não sei o que fazer...
Estou um caco e mesmo com a ajuda da baba não consigo descansar porque a faculdade não da descanso, trabalho atras de trabalho...
Depois que tirei Davi da creche ele praticamente voltou para a mamadeira e agora nem isso toma mais...
Vou mudar completamente a rotina dele...
A partir de hoje mamadeira não existe mais nessa casa... vou tentar fazer algumas refeições diferentes e ver como ele se adapta...
Outra mudança que vou tentar, é tirar a unica hora do sono da tarde que é a das 13 horas (logo depois do almoço) sei que ele vai ficar nervoso no começo mas se isso fizer ele dormir mais cedo e a noite toda tabom rs... (Davi so dorme la pela meia noite)
Semana que vem vamos fazer uma viagem para Ribeirão Preto de avião, e vamos ficar em um hotel...
Ja me arrependi de todo jeito dessa viagem por muitos motivos, por exemplo da baba não ir, de ir de avião, o quanto ele vai ficar nervoso por sair da rotina, ai ele não come, não dorme, chora por tudo e papai e eu ficamos exaustos e não aproveitamos nada...
E nesse feriado tinha combinado comigo mesmo que ia fazer Davi voltar a dormir no quarto dele...
Mas não teve jeito, o motivo é especial: é o primeiro aninho da priminha do Davi, que é filha da tia madrinha dele, que fez de tudo para vim na festinha dele de um ano, que mesmo morando longe sempre foi presente na vida dele...
E la vamos nos sair na quarta feira que vem...
Que de certo nessa rotina, porque eu mesmo ja não sei o que fazer...
Davi esta muito dependente de nos dois, chora muitoooo quando nos ver sair, quer fazer tudo com a gente, não pode desgrudar um minuto, eu entendo essa carencia dele, mas não queria que ele ficasse assim, tão dependente de nossa presença, pois ate para o colegio ano que vem, fica dificil a adaptação...
Muitos problemas e nenhuma solução, essa fase não é facil...

9 comentários:

  1. OI RAFA, LI SEU POST, OLHA É DIFICIL COLOCAR UMA ROTINA NA VIDA DOS PEQUENOS MAS TEMOS QUE SER PERSISTENTES, AGORA O GABRIEL TÁ DORMINDO A NOITE TODAS MAS TÁ DANDO TRABALHO NA HORA DE IR DORMIR, A NOITE ELE SO QR FICAR NO COLO E FICA CHORANDO E RESISTINDO PRA DORMIR. ONTEM TOMEI UMA DECISÃO, AGORA ELE VAI TER QUE APRENDER A DORMIR SOZINHO, PORQUE DAKI 13 DIAS VOLTO AO TBLHO E AI COMO VAI SER? VOU ESTAR CANSADA E VOU QRER DORMIR MAIS CEDO. ENTÃO ONTEM COLOQUEI ELE NO BERÇO AS 9 LIGUEI O MÓBILE E DEIXEI ELE LÁ, ELE CHOROU, GRITOU MAS DEIXEI E EM 15 MINUTOS ELE DORMIU E ASSIM VAI DAKI EM DIANTE. TENTA DEIXAR ELE CHORAR UM POUCO, É DIFICL PQ OS PEQUENOS SÃO INSISTENTES E PARECEM INCANSÁVEIS MAS VALE A PENA DEPOIS. BJUS E BOA SORTE.

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafa
    A rotina é super importante na vida das crianças, tenha paciência e insista que uma hora pega. Aqui em casa temos praticamente a mesma rotina desde que a Gaby nasceu, mas claro que acontecem mudanças algumas vezes (vou fazer um post sobre nossa rotina). Quanto a tirar a soneca da tarde, vc pensa em fazer isso por que? Ainda é importante para eles dormir um pouco a tarde e para ele ir dormir mais cedo, é preciso gastar energia durante o dia e ir diminuindo o ritmo a noite... com o tempo ele aprende a dormir mais cedo. Aqui a Gaby ainda dorme em nosso quarto e só vou passá-la para o dela quando ela pedir... tudo a seu tempo.
    Vale a pena insistir na rotina. Beijos e boa sorte em sua viagem.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa!
    Rotina é TUDO. Eu sou muito metodica isso me ajudou muito com a rotina da Eloise, sempre segui a risca, mesmo quando ela não estava na escolinha, isso é muito importante para a criança. Seja firme. Eu particularmente acho que é bom ele ainda tirar a soneca da tarde, vale investir em outro esquema para ele dormir mais cedo, estimula-lo para isso, como um banho relaxante, uma musica, uma história e vocês também dormirem mais cedo com ele.
    E o fato dele estar grudado em vcs é pura carência, crianças querem toda nossa atenção, tente ficar mais com ele, isso vai melhorar.
    Bjos e boa sorte.

    ResponderExcluir
  4. Sono é um assunto que me aflige tbm! Gá, agora que dorme melhor, pq paramos com o soninho da tarde, aí ele dorme mais cedo, senão vai até de madrugada. Se dormir meia hora durane o dia, pronto, desregula todo seu horário.
    Tentou dar um floral pra ele? Apenas para acalmar, e de repente ele dorme melhor à noite. Sair da rotina é ruim né? Tbm sofremos qdo acontece. Mas viajar é tão bom, não deixe de passear não, logo essa fase passa.
    Bjo

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafa!

    Mas que fase hein?! Quando não é uma coisa é outra e nós sempre tentando encontrar uma maneira de ajudar nossos filhos, é claro. Mas a gente tb cansa, neh, se esgota e as vezes não tem muita criativdade. Sei como é...

    Mas ó, aproveitando que vc perguntou lá no blog sobre os florais, que tal? Aposto que tem algum terapeuta floral aí na sua cidade, ajuda mesmo e não tem contra-indicações.

    No mais, minha amiga, acho que vc está certa tentando estabelecer uma rotina por mais difícil que seja. É um período de adaptaçao para o Davi, ele vai, aos poucos, entendendo o que está sendo esperado dele. Converse bte, eles são pequeninos mas compreendem as coisas.

    E vai dar tudo certo na viagem, tenho certeza. Confie e vá tranquila. Com mamãe tranquila, as chances do filho ficar no mesmo clima já é de 50%!

    Boa sorte!

    Beijocas
    Ju

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafa!! Como é difícil a hora do sono né? Quando o Bruno tinha uns dois meses chegava as 19:00 hs já começa o chororô acabava somente a 23:30 isso todos os dias. Até descobrir que na verdade ele não tinha cólica era sono. Então li tudo que pude sobre sono.

    Primeiro programar uma rotina: a do Bruno banho entre 18:30 e 19:00 horas e direto para o quarto somente com um abajur ligado. Ele dorme entre 19:30 a 20:15. Eu só saio do quarto após ele dormir e acabou o chororô. Da um pouco de trabalho colocar a rotina, mas digo por experiência que da certo aos poucos o Bruno das 23:30 foi para 22:00 e assim até chegar ao desejado que é entre 20:00 e 20:30. Ainda não dorme a noite toda por que acorda para mamar.

    A soneca do dia é importantíssima tanto para o crescimento deles quanto para ter um sono tranqüilo a noite se dorme bem durante o dia dorme bem durante a noite. Vale muito investir na soneca e ver se ele realmente está dormindo bem sei que aos dois anos é bom tirar pelo menos uma soneca de duas horas direta.

    Não sofra antecipadamente e aproveite a viagem. Bjus

    ResponderExcluir
  7. Fica tranquila quanto a viagem, as vezes essa mudança de ares te surpreende e ele acalma. E ir de avião é super tranquilo, pelo menos todas as vezes que viajei com minhas primas de avião, foram tranquilissimas!

    E ainda não passei esse problema do sono a noite, mas acredito que essa soneca da tarde é essencial. Pode ser que tirando a soneca, ele fique mais irritado e durma pior a noite. Mas não custa tentar né?

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Rafa, faz essas mudanças que vc citou que acho que vão surtir efeito sim. Essa dependência realmente não é algo bom, nem pra ele, nem pra vcs. Bjos e boa sorte por aí!

    ResponderExcluir
  9. Oi Rafa.
    Adorei a sua visita no blog, vc viu que gracinha que Marina está menina como a gente é babona, né?
    Olha quanto a questão da ROTINA do Davi, tenho uma BOA pra vc, Dá um pouquinho de trabalho, mas depois compensa...
    Estipule um horário para que se levantar.
    7:30hs dê o leite, ou o que ele costuma comer de manhã.
    Saiam para brincar (pode pedir para a babá o acompanhar).
    8:45hs ofereça um suco de fruta.
    10:00hs ofereça o almoço (com variedades e tudo em pequenas quantidades)
    *Claro que neste meio tempo dê uma olhadinha na fralda, faça tudo o que achar necessário, para que ele se sinta bem e confortável.
    10:30hs - Hora do soninho.
    Hein? 10:30hs hora do soninho? Isso mesmo, ele vai estar exausto.
    Cante canções, deite com ele. E faça-o dormir.
    Deixe que ele durma até no máximo 12:00hs e ofereça uma mamadeira (se ele mamar melhor dormindo - ofereça enquanto ainda dorme)
    E bora brincar de novo.
    Talvez ele goste de vídeo, brincar em parquinhos, sair para passear (pode variar as atividades como quiser).
    14:00hs ofereça uma fruta ou algo que ele goste.
    16:00hs um suco de fruta, um mingalzinho, uma bolachinha.. pode variar como quiser.
    18:00hs jantar.
    E ai segure seu soninho até pelo menos 20:00hs e depois desse horário se ele quiser dormir, ele dormirá a noite toda. E no outro dia tudo de novo.
    GOSTOU? Faça a experiência por uma semana e depois me conte, claro que tudo leva um tempo, mas logo ele se adaptará.
    Quanto a facul, amiga é difícil mesmo. A gente quase fica louca, mas pense que é uma fase e que vai passar.

    Um beijo querida e espero que dê tudo certo por ai.

    ResponderExcluir

Davi e eu adoramos sua visita...